Edificações

BIM - Edificações

BIM Edificações

Atualmente, o mercado brasileiro da construção civil está se mobilizando para a absorção da tecnologia BIM (Building Information Modeling) traduzida para “Modelagem da Informação de Construção”. De acordo com a ISO 19650-1 (ISO, 2018), o BIM é definido como: “Uso de representação digital compartilhada de uma obra de construção para facilitar os processos de projeto, construção e operação para formar uma base confiável para as decisões”.

Portanto, o principal objeto do BIM é a representação digital 3D da obra de construção com informações necessárias e suficientes no projeto para a sua construção e operação.

Para a modelagem da representação digital 3D são necessários software de modelagem de arquitetura, estruturas e instalações. O modelo deve ser armazenado em um ambiente comum de dados, em geral numa nuvem. A ideia principal é a construção virtual da edificação, dando oportunidade de verificação de problemas (posicionamento de elementos, conflitos geométricos entre elementos da edificação, etc) de construção antes da realização do empreendimento. Com a mudança de paradigma de projetos, um modelo de gestão de informação é empregado.

O curso surge com a finalidade de atender os profissionais ligados à Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil. Dentre os seus objetivos está o de proporcionar de forma eficiente e eficaz o aprimoramento dos conteúdos e a ampliação do aperfeiçoamento tecnológico acerca de projetos e obras de edificações.

Público alvo: O curso destina-se a portadores do diploma de graduação em ensino superior nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária, Engenharia de Transportes, Arquitetura e Urbanismo, bem como tecnólogos da área de edificações.

WhatsApp Corporativo: (61) 9 9415-5459

Telefones: (61) 3348-0483 e (61) 3348-0456

Coordenadora Geral

Profa. Dra. Michele Tereza Marques Carvalho