Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil estão divididas de acordo com as áreas de concentração.

Área de Estruturas

• Análise Experimental de Estruturas: Investigação teórico-experimental do comportamento estrutural de elementos estruturais isolados e de estruturas em concreto, aço  etc., e /ou mistas em protótipos e modelos reduzidos. Ênfase também na investigação do comportamento de estruturas "in situ".
Prof. Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo
Prof. Marcos Honorato de Oliveira
Prof. Rodrigo de Melo Lameiras
  • Dinâmica e Fluido-Estrutura: Tem como objetivos estudar, desenvolver e implementar analítica e numericamente modelos matemáticos em mecânica dos sólidos e dos fluidos, capazes de descrever o comportamento estático e dinâmico de estruturas e suas interações com o meio circundante (solo-ar-água).
Profa. Graciela Nora Doz de Carvalho
Prof. Lineu José Pedroso
  • Fundamentos do Projeto de Estruturas Metálicas e de Concreto: Estudo e desenvolvimento de métodos racionais para o dimensionamento e verificação dos diversos elementos constitutivos das estruturas metálicas e de concreto.
Prof. Guilherme Santana Alencar
Prof. Ramon Saleno Yure Rubim Costa Silva
Prof. Luciano Mendes Bezerra
  • Identificação de Sistemas e Controle Estrutural: Tem como objetivos identificar as características dinâmicas de estruturas submetidas à excitação ambiente e avaliação das condições estruturais. Estudos de dispositivos de controle que promovam uma alteração nas propriedades de rigidez e amortecimento da estrutura.
Prof. José Luis Vital de Brito
  • Métodos Numéricos e Computacionais Aplicados à Engenharia (Estruturas) : A linha objetiva à aplicação dos métodos numéricos; Método dos Elementos Finitos, Método dos Elementos de Contorno e outros, a problemas de análise de tensões,  dinâmica, transferência de calor e outros problemas que podem ser descritos com equações.
Prof. Antonio Carlos de Oliveira Miranda
Prof. Francisco Evangelista Júnior
Prof. Raul Dario Durand Farfan
Prof. William Taylor Matias Silva
Prof. Artur Antônio de Almeida Portela
Prof. Gilberto Gomes

Área de Construção Civil

• Desempenho, Vida Útil, Degradação e Patologia no Ambiente Construído: Investigação dos processos de deterioração do ambiente construído em seus diversos aspectos. Investigação dos danos em sistemas do ambiente construído e dos materiais empregados na sua recuperação do ponto de vista de durabilidade.
Prof. Elton Bauer
Profa. Jéssica Siqueira de Souza
  • Tecnologia, Processos, Componentes e Materiais de Construção: Trata do estudo da tecnologia na Construção Civil, envolvendo a avaliação e o o desenvolvimento de produtos e de processos construtivos. O objetivo é estudar os materiais e componentes, suas propriedades, aplicações e técnicas de produção e execução, bem como a avaliação e a sua aplicação em sistemas construtivos convencionais e inovadores.
Prof. João Henrique da Silva Rêgo
Profa. Valdirene Maria Silva Capuzzo
Cláudio Henrique de Almeida Feitosa Pereira
  • Gestão e Sustentabilidade na Construção Civil: Trata de pesquisas envolvendo o processo de produção de edificações com foco na gestão, planejamento e tecnologia para a qualidade e sustentabilidade.
Profa. Michele Tereza Marques Carvalho