Laboratório de Ensaio de Materiais (LEM)

LABORATÓRIO DE ENSAIO DE MATERIAIS (LEM)

O Laboratório de Ensaio de Materiais (LEM) da Universidade de Brasília atua na pesquisa cientifica e desenvolvimento tecnológico da durabilidade e patologia das construções.

Em conjunto com o Programa de Pós-graduação em Estruturas e Construção Civil, vários avanços têm sido feitos nos processos de diagnósticos das anomalias e da qualificação da degradação dos diferentes elementos que compõem os edifícios.

Destaca-se o emprego de novas técnicas de investigação como a termografia de infravermelho. O LEM é pioneiro na utilização dessa técnica em avaliações correntes dos edifícios no Brasil.

É política do LEM a atuação junto ao mercado técnico da construção civil. Neste sentido, são disponibilizados diferentes serviços, os quais tem subsidiado economicamente a correta aplicação dos materiais, o controle de propriedades, a especificação técnica dos materiais de construção e componentes em geral.