Áreas de Concentração - Potência

1. Linha de Pesquisa: Planejamento em Sistemas Elétricos de Potência

Envolve pesquisas relacionadas aos temas de dinâmica e estabilidade de sistemas de potência; operação e controle de sistemas de potência; operação de mercados de energia; transitórios eletromagnéticos; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Equivalentes dinâmicos de sistemas de potência;
  • Técnicas de otimização e métodos numéricos aplicados a sistemas de potência;
  • Integração de fontes renováveis de energia;
  • Sistemas de transmissão HVDC.

2. Linha de Pesquisa: Proteção de Sistemas Elétricos

Envolve pesquisas relacionadas aos temas de proteção de sistemas elétricos de potência e localização de faltas. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Proteção de componentes de sistemas elétricos de potência;
  • Proteção de sistemas de grandes áreas;
  • Impactos da integração de fontes renováveis na proteção de sistemas elétricos de potência;
  • localização de faltas em linhas de transmissão;

3. Linha de Pesquisa: Qualidade da Energia Elétrica

Envolve pesquisas de técnicas e procedimentos para avaliar a qualidade da energia em todos os níveis do sistema elétrico e desenvolvimento de soluções para atenuar ou eliminar os problemas de qualidade. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Indicadores de qualidade da energia elétrica;
  • Processamento de sinais aplicados à qualidade da energia elétrica;
  • Impactos da integração de fontes renováveis na qualidade da energia elétrica.