Laboratório de Ensaios em Estruturas (LEEst)

LABORATÓRIO DE ENSAIOS ESTRUTURAS (LEEst)

ULEGLEEstO Laboratório de Ensaios de Estruturas (LEEst) é um laboratório didático da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT/UnB). O seu principal objetivo é atender as aulas práticas de disciplinas da graduação e pós-graduação relacionadas com a Mecânica dos Sólidos e Estruturas.

Atualmente atende às disciplinas:

• Introdução à Mecânica dos Sólidos;
  • Mecânica dos Sólidos;
  • Laboratório de Mecânica dos Sólidos;
  • Laboratório de Ensaios de Estruturas;
  • Teoria das Estruturas;
  • Estruturas de Concreto Armado I e II;
  • Estruturas Metálicas e de Madeira;
  • Mecânica Experimental;
  • Dinâmica I e II.

Novas metodologias de ensino como a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem autônoma e o ensino invertido são promovidas no LEEst.

A construção de experimentos didáticos tem sido utilizada amplamente como metodologia ativa de ensino de aprendizagem no LEEst. Os alunos são solicitados a planejar e realizar seus próprios experimentos para avaliar protótipos ou estruturas existentes, desmistificando e concretizando a abordagem teórica discutida nas aulas teóricas. Assim, é possível que os alunos visualizem diferentes tipos de equipamentos, bem como suas dimensões, características e aplicações práticas.

Deste modo é possível trabalhar todas as competências com elevada participação e motivação dos alunos. Nas práticas promovidas pelo LEEst os alunos planejam experimentos para avaliar as características de desempenho de uma determinada estrutura ou protótipo, analisam criticamente os resultados dos experimentos comparando-os com os resultados teóricos e relatam adequadamente tais resultados.

O LEEst possui:

• Diferentes quadros de reação;
  • Sistemas de aquisição de dados (ADS 2000 da Lynx Technology, Spider 8 da HBM, CompactDAQ da National Instruments e sistemas de aquisição desenvolvidos pelos alunos com base no Arduíno e no Raspberry Pi);
  • Dispositivos para medição de deslocamentos (relógios comparadores analógicos e digitais, transdutores de deslocamento potenciométricos e Linear Variable Differential Trasnformer (LVDT));
  • Dispositivos para medição de força (células de carga);
  • Sensores para medição de deformações (extensômetros elétricos) e sensores para medição de aceleração (acelerômetros de capacitância MEMS e acelerômetros piezoelétricos).

O LEEst está instalado na Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (ULEG/FT/UnB).

LEEst1LEEst3LEEst2

Coordenador: Prof. Rodrigo de Melo Lameiras