BIM Expert – Projetos de Infraestrutura

bimO processo BIM (Building Information Modeling traduzida para “Modelagem da Informação de Construção”) já é uma realidade no mercado da construção civil brasileira. Os principais órgãos de Governo Federal, Distrital, Estadual e Municipal, instituições públicas e empresas privadas adotam a referida plataforma devido às suas vantagens técnicas e econômicas em comparação à tradicional tecnologia CAD (Computer Aided Design traduzida para “Desenho Assistido por Computador”).

Para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura na plataforma BIM faz-se necessária a utilização de ferramentas digitais especializadas, consubstanciando uma tecnologia relativamente recente para o setor da construção civil nacional, situação na qual a demanda dos órgãos e empresas por profissionais capacitados supera substancialmente a lacuna da oferta ainda extremamente reduzida no mercado sul americano,  visto que grande parte das universidades brasileiras ainda não disponibiliza as disciplinas BIM em sua grade curricular.

Especialize-se conosco neste curso inédito no Brasil.

Descrição: Curso de Pós-Graduação Lato Senso em BIM Expert – Projeto de Infraestruturas, utilizando a plataforma BIM – 360h.

Objetivo: Inserir os profissionais de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, no ambiente BIM, familiarizando-os com as principais tecnologias do mercado e capacitando-os para a análise e o planejamento de projetos de infraestrutura.

Público alvo: O curso destina-se a portadores do diploma de graduação em ensino superior nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, bem como Tecnólogos em Construção e Infraestrutura.

Inscrições:

Inscrições: 21/01 à 08/02 de 2019.

Documentos: RG, CPF, comprovante de residência, Certificados de Conclusão de Cursos, Históricos, Curriculum Vitae.

Inscrição online aqui.

Processo Seletivo:

Análise curricular: 11-15 de fevereiro de 2019

Serão considerados Diplomas de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, nacionais e estrangeiros, devidamente reconhecidos e convalidados por universidade pública autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Efetivação das Matrículas:

Período de: 18/02 à 08/03 de 2019

Valor da Matrícula: R$ 450,00

Investimento: 20 x R$ 792,00

Benefício: Os matriculados ganham acesso gratuito a curso EAD sobre AutoCAD Civil 3D.

O curso:

Período: 21 de março de 2019 até 27 de junho de 2020.

Aulas teóricas e práticas: quinta e sexta-feira das 18h00 às 22h30 e sábado das 08h00 às 18h30 (uma vez por mês).

Local: Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília.

Antônio Carlos de Oliveira Miranda Doutor UnB
Michele Tereza Marques Carvalho Doutor UnB
Lenildo Santos da Silva Doutor UnB
Eleudo Esteves de Araújo Silva Júnior Mestre UnB
Cleiton Rocha de Matos Mestre Professor convidado (TCU)
Ramon Saleno Yure Costa Silva Doutor UnB
Washington Gultenberg de Moura Luke Mestre Professor convidado (Exercito)
Michele Andrade Doutor UnB

MÓDULO CH
Contextualização e Introdução aos Conceitos BIM 30
Fotogrametria Aplicada à Infraestrutura 45
Informação Geoespacial 45
Projeto Urbanístico 45
Projeto de Rodovias e Vias Urbanas 60
Projeto Ferroviário 45
Projeto de Drenagem 45
Orçamento e Planejamento 15
Metodologia Aplicada à Pesquisa 30
Orientação ao TCC – Trab. Conc. Curso

BIM Edificações

Atualmente, o mercado brasileiro da construção civil está se mobilizando para a absorção da tecnologia BIM (Building Information Modeling) traduzida para “Modelagem da Informação de Construção”. De acordo com a ISO 19650-1 (ISO, 2018), o BIM é definido como: “Uso de representação digital compartilhada de uma obra de construção para facilitar os processos de projeto, construção e operação para formar uma base confiável para as decisões”.

Portanto, o principal objeto do BIM é a representação digital 3D da obra de construção com informações necessárias e suficientes no projeto para a sua construção e operação.

Para a modelagem da representação digital 3D são necessários software de modelagem de arquitetura, estruturas e instalações. O modelo deve ser armazenado em um ambiente comum de dados, em geral numa nuvem. A ideia principal é a construção virtual da edificação, dando oportunidade de verificação de problemas (posicionamento de elementos, conflitos geométricos entre elementos da edificação, etc) de construção antes da realização do empreendimento. Com a mudança de paradigma de projetos, um modelo de gestão de informação é empregado.

O curso surge com a finalidade de atender os profissionais ligados à Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil. Dentre os seus objetivos está o de proporcionar de forma eficiente e eficaz o aprimoramento dos conteúdos e a ampliação do aperfeiçoamento tecnológico acerca de projetos e obras de edificações.

Público alvo: O curso destina-se a portadores do diploma de graduação em ensino superior nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária, Engenharia de Transportes, Arquitetura e Urbanismo, bem como tecnólogos da área de edificações.

WhatsApp Corporativo: (61) 9 9415-5459

Telefones: (61) 3348-0483 e (61) 3348-0456

Coordenadora Geral

Profa. Dra. Michele Tereza Marques Carvalho